Como Tirar a Pele do Salmão?


Regrinha básica: a faca deve ser de lâmina longa (em torno de 20 ou 25cm) e deve estar beeeem afiada! 

Prossiga com os 3 primeiros passos mostrados no post do nigiri, até o momento de retirar as espinhas do filé. Você deverá estar com um pedaço assim em mãos:
Analise esse pedaço com carinho e perceba que em uma das laterais aparece um filete de gordura marrom do próprio peixe. Esta parte deve estar virada pra você quando for retirar a pele. Não importa qual pedaço do filé de salmão você pegou, vire a parte marrom pra você. E conforme a foto, a pele está em contato com a tábua, pra baixo.
  
Pegue sua faca. A dica aqui é trabalhar com ela levemente inclinada, a fim de que a camada grossa de gordura marrom fique na pele, não no filé. Assim, a lâmina vai passar por cima da gordura, ok?

 O esquema é o seguinte: você vai deslizar a faca rente à gordura marrom, da direita para a esquerda, em movimento de vaivém, como se estivesse serrando alguma coisa. Os canhotos vão fazer tudo igual, apenas iniciam pela esquerda. A mão livre vai somente segurar o filé, só para dar firmeza, então, seja delicado(a), pois seu salmão, escolhido tão cuidadosamente, não vai ficar bem com as marcas dos seus dedos fincados no filé.
 Não precisa ter vergonha de dar uma olhadinha pra ver se está ficando tudo dentro do previsto: a gordura marrom e uma fina camada de carne laranja devem estar na pele. Se acontecer de ter muita carne na pele, afunde mais a faca. Se ficou zero de carne e gordura na pele, trabalhe com a faca mais pra cima.












Nenhum comentário:

Postar um comentário