Frango Teriyaki

Frango Teriyaki- Receita da Nigella com algumas modificações

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de saquê
¼ xícara de mirin (saquê licoroso)-
USEI 1/4 XIC. DE VINHO BRANCO
¼ xícara de shoyu (molho de soja)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
Um fiozinho de óleo de gergelim
800g de coxa de frango (sem osso nem pele), em cubos de 2 cm
1 colher (sopa) de óleo vegetal
ACRESCENTEI 1/4 XIC. DE ÁGUA NA MARINADA


*ANTES DE REFOGAR FRANGO, CARAMELIZEI 2 CEBOLAS ROCHAS EM RODELAS E SEPAREI, DEVOLVI JUNTO COM FRANGO AO MOLHO NO FINAL DO PREPARO.
* COM OS OSSOS FIZ CALDO E NO FINAL  USEI 1 COLHER DE FARINHA PARA ENGROSSAR E COLOQUEI 3 CONCHAS DO CALDO PARA SUAVIZAR O MOLHO.
* POLVILHEI XEREM DE CASTANHA DE CAJU SOBRE O PRATO

Modo de preparo:

Em uma tigela que acomode confortavelmente todos os pedaços de frango, misture o saquê, o mirin, o shoyu, o açúcar mascavo, o gengibre e o óleo de gergelim. Adicione o frango e misture, cuidando para que todos os pedaços fiquem cobertos com a marinada. Reserve por meia hora.

Em uma frigideira grande, com tampa, aqueça o óleo vegetal. Com o auxílio de uma escumadeira, remova o frango da marinada, dando uma ligeira escorrida, e transfira para a frigideira (não vá descartar a marinada, ela é a graça do prato!). Refogue até que os pedaços pareçam cozidos por fora.Separe e cubra para não esfriar.

Neste momento polvilhei farinha de trigo no fundo panela...

Despeje então a marinada reservada deixe ferver até engrossar. Neste momento acrescentei 3 conchas do caldo do frango. Junte o frango e a cebola reservados, tampe a frigideira e abaixe o fogo, cozinhando por 5 minutos ou até que os pedaços de frango estejam cozidos por dentro.
 Polvilhe xerem de castanha sobre o prato na hora de servir.



O que é Teriyaki?
Teriyaki (em japonês: 照り焼き?) é um método de cozinhar. O peixe ou a carne são postos a mariner em molho de soja e vinho de arroz(saké) e depois são grelhados. 
A palavra "teri" significa "brilho" e "yaki" significa "grill ou assar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário