Papelote, Papillote ou Cartoccio

papelote (pedaço de papel), ou papillote (francês) ou aindacartoccio (italiano), nada mais é do que um método de cozimento para ingredientes delicados, como peixes, frango, cogumelos e legumes. Todos consistem em embrulhar o seu preparo em papel-manteiga ou alumínio, fechar bem para evitar que saia o vapor elevar ao forno. Nas receitas de cartoccio é cumum levar massa, pela sua origem italiana.

Desta forma, o alimento cozinha em seu próprio vapor, mantendo a umidade, todo o seu sabor e seus nutrientes, deixando-os com tenros e saborosos.

O Papelote pode ser preparado com antecedência e conservado em geladeira até o momento em que será consumido. Você pode preparar papelotes individuais e levá-los à mesa ainda fechados, para que cada um abra o seu, ou servir aberto na mesa para que todos sirvam-se do mesmo papelote.

Algumas dicas importantes:

papelote deve ser bem fechado, possibilitando que o vapor criado fique ali dentro cozinhando o alimento.

O papelote precisa de algum líquido para criar vapor e cozinhar o alimento. Você pode acrescentar azeites, manteigas, caldos, shoyu, ou qualquer outro ingrediente que preferir e que deixe mais úmido o seu preparo.

Se for prepara peixes ou frango, monte os sobre uma "cama" de legumes, como batatas, por exemplo, evitando que grudem no fundo do papelote.

O papelote costuma inflar enquanto está no forno, por isso cuidado ao abri-lo, pois estará cheio de vapor muito quente.


Agora que você já sabe como montar o seu papelote, use sua imaginação e prepare um delicioso prato. E não esqueça de nos contar como ficou! Deixo algumas imagens para lhes inspirar!
Papelote em Papel Manteiga

Papelote em Papel Alumínio

Papelote de Shimeji e Shitake
Papelote de Peixe com Legumes

Papelote de Bacalhau com Azeitonas


fonte=confraria dos chefes

Nenhum comentário:

Postar um comentário