Molho Bechamel ou Molho Branco e suas variações

Bechamel é considerado molho mãe pois serve de base para vários outros molhos a partir da adição de alguns ingredientes.É um molho feito com leite e engrossado a partir de um roux.Clássico da culinária francesa.Pode ser temperado com noz moscada ou outra base de sabor.
 O segredo para ele ficar delicioso é temperar com noz-moscada. E se empelotar: liquidificador nele!

Receita Panelinha

Ingredientes

1 l de leite gelado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
3 colheres (sopa) de manteiga 
1 pitada de noz-moscada 
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto





Modo de Preparo


1. Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral.

2. Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura.



3. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora.O ponto correto da textura do molho é o napé (cobre delicadamente o fundo da colher mas não escorre, e quando você traça linha no fundo da colher o molho não volta a cobri-la).

Truque: se o molho empelotar, bata no liquidificador e volte à panela.


Variações do molho branco básico 

Molho bechamel

Leve o leite ao fogo médio junto com 1 cebola inteira cortada ao meio, 2 cravos-da-índia e 1 folha de louro. Deixe esquentar bem, quando começar a formar bolhas pequenas nos cantos da panela, retiro do fogo, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Coe o leite e use descarte os sólidos.
Faça o molho branco como na receita acima, mas coloque o leite morno os poucos, mexendo bem após cada adição.

Molho de queijo

Acrescente queijos que derretam facilmente (mussarela, cheddar, gorgonzola, requeijão, Catupiry®) ao molho em fogo médio. Mexa até o queijo derreter.

Molho de mostarda

Acrescente 2 colheres (chá) de mostarda em pó junto com a farinha ou acrescente 1 colher (sopa) de mostarda ao molho já pronto.

Molho curry cremoso

Acrescente 1colher (chá) de curry em pó junto com a farinha.

Molho de ervas

Acrescente 2 colheres (chá) de ervas frescas ou 1 colher (chá) de ervas secas ao molho pronto. fonte=http://www.cliqueagosto.com.br