Guarnições para decorar pratos

Dicas de Chefes
Decoração em Pratos
·         Decore peixes, patês, mousses com folhas como salsa, agrião, com outras verduras.
·        
No assado, decore com fatias de abacaxi, de presunto, pêssegos e outros.
·          Nas saladas você pode decorar com  manjericão, menta e outros em pequenos ramos.
·         Decore saladas com tiras e pimentão, de alho poro, corte no sentido do comprimento e forme desenhos
·         Para aqueles pratos que servem com suco de limão decore com fatias de limão torcido, basta cortar a fatia, depois faça um pequeno corte do meio para a direita e torça os lados cortados formando uma onda.
·         Para saladas e também sanduíches usem enroladinhos de cenoura, corte fatias finas de cenoura, enrole cada fatia e coloque numa forma de gelo uma do lado da outra acrescente água gelada e deixe um pouco para resfriá-la.
·        
Use flores de tomate em todos os pratos, descasque o tomate sem quebra a casca depois enrole para formar a rosa.
·         Use leques de pepino para decorar pratos de sanduíches, patês. Faça fatias do pepino no sentido do comprimento, mas deixe um pedaço sem cortar, depois é só separar as fatias formando um leque.
 ·         Você também pode decorar os pratos com ketchup, mostarda, purê, faça desenhos usando colher, garfo, bicos fino de confeitar ou use garrafas de mostarda e de ketchup, faça círculos, retas, use molho .
        
·         Faça uma escova de alho- poro para enfeitar tabua de queijos e também pratos orientais, corte um pedaço de alho – poró , depois corte em tiras no comprimento mas deixe uma parte sem cortar, coloque em água gelada por mais ou menos uma hora ou ate as pontas ficarem curvas.
·         Enfeite com travessas de saladas e patês com flores de rabanetes, corte a base do rabanete em oito partes sem cortar tudo depois coloque em água gelada que ele se abrira e formara uma flor.Faça leques com rabanetes, faça cortes horizontais no rabanete mas deixe a base intacta, puxe delicadamente as fatias para o lado e forme um leque.
        
·         Você também pode decorar pratos doces, usando caramelo, chocolate derretido, crocantes, fios de ovos,
·         Faça redes de chocolate ou de açúcar, derreta o chocolate e com ajuda de um cone de papel faça desenhos aleatórios numa folha de papel vegetal, deixe gelar e retire. Com o açúcar faça uma calda e com ajuda de uma colher espalhe sobre o papel fazendo as redes ou teias de aranha, depois é só enfeitar sua sobremesa
 


Base Para Decorar Os Pratos:

·         O primeiro passo é ter os pratos certos: brancos, grandes, várias formas (cada comida exige ser apresentada em um tipo de prato).
·         Outro ponto importante é que uma decoração deve ser perfeita e o prato deve estar completamente limpo na beirada. Então, depois de terminar de decorá-lo, pegue um papel toalha e retire qualquer excesso. Decorar um prato é uma arte e não pode ficar “borrada”.
·         Use na decoração SOMENTE alimentos que recordem o que tem dentro do que foi preparado. Aliás, isso pode até mesmo servir para “falar” para o seu convidado qual o recheio do bolo salgado, por exemplo.
·        As forminhas e principalmente os aros são necessários para montar o formato que você quer e o melhor momento de preparar a decoração é na hora de colocar a comida no prato. Se você vai usar, por exemplo, folhas, elas devem ser fresca. A decoração só pode ser feita com comida fresca, por isso, deve ser feita no momento de servir.
·         Não pense em fazer uma decoração e ache que tudo bem, coloco uma coisa e depois outra. Não vai dar certo nunca. Para decorar um prato e para que ele realmente fique bonito é necessário planejar o que será usado e como será colocado. E não tente inventar coisas muito complicadas.

Criar uma salsa somente para apoiar uma carne ou peixe também é um bom modo para decorar um prato e ainda dar mais sabor ao que foi preparado. Você pode, por exemplo, preparar um peixe e criar uma salsa com vários temperos, colocá-la no prato, bem no meio, e apoiá-lo sobre. Em cima, ainda pode deixar alguns temperos frescos que foram usados para preparar a salsa.
              A fruta também pode ser usada para decoração, desde que o seu sabor combine com o prato que está sendo servido. Aliás, é importante que a decoração não altere o sabor da comida. Você não pode preparar uma carne com determinado tempero e depois decorá-la com outro, que misturado pode resultar em um sabor nada agradável.




·         Não despreze as cascas, elas também pode servir para decoração, num prato que tem cenoura porque não usar raspas da casca ou ralar pedacinhos da casca de um limão ou laranja. Quando for possível use-as para incrementar a decoração.
·         Você também pode salpicar temperos na borda do prato, mas faça isso sempre com muita atenção para não exagerar.
·         Falando em exagero, vale ressaltar que o importante em uma decoração de um prato é despertar água na boca de quem vai saboreá-lo, curioso para provar o sabor do que é bonito de se ver. Para ter esse resultado nunca aposte no exagero, neste caso, mais é menos.
·         A comida deve ser apresentada em um prato levando em consideração o que está sendo oferecido, isto é, para uma comida sofisticada, use mais a sofisticação, mas para uma comida simples, não perca de vista a simplicidade.
·         Em pratos líquidos como sopas, por exemplo, para começar, o tipo de prato deve ser aquele correto, fundo, aqueles que são bem fundos e pequeno no meio e possuem uma borda grande são os melhores. Para decorá-los use ervas finas frescas, pedacinhos de pão de torrados ou ainda tomates sem pele picados em pedaços bem pequenos.

Dica: As guarnições de festas precisam durar mais do que as de jantares, que são consumidas imediatamente - por isso devem ser de fácil preparo.


Rodelas torcidas de Limão e Pepino:  1.Com uma faca canelada, retire tiras de casca, do limão ou do pepino, no sentido do comprimento. Corte-o em rodelas finas e faça um talho de uma borda até o centro de cada uma.

2.Torça os lados em direções opostas para dar o feitio desejado.

Leques de Rabanetes:

1.Usando uma faca afiada, dê talhos no rabanete no sentido do comprimento, deixando a extremidade do talo intacta.
2.Delicadamente, puxe o rabanete para um lado, fazendo com que as fatias se disponham em leque. 

Flores de Pimenta:
1. Higienize as pimentas


2. Corte as pimentas no sentido do comprimento, retirando delicadamente as sementes. Corte quantas tiras for possível, deixando a extremidade do talo intacta.

3. Mergulhe as pimentas em uma vasilha com água gelada e com cubos de gelo.

4. Deixe-as nessa vasilha durante algumas horas, até que as pétalas enrolem para trás. Obs: as pimentas mais longas costumam resultar em flores mais abertas.

5. Depois, escorra as pimentas e decore seus pratos!

Pompons de Cebolinha:

1.Apare as cebolinhas e corte cada haste em pedaços de 7,5 cm.
2.Com uma faca pequena, corte quantas tiras for possível, deixando a extremidade da raiz intacta. Mergulhe-as em uma vasilha com água gelada e resfrie-as durante várias horas, até que encrespem. (A água gelada faz as tiras enrolarem para trás.).

MAIS IDÉIAS CRIATIVAS


Renda de Caramelo


Flores de Cenoura

Flores de Pepino

Coração de Ovos Cozidos

Flor de Pepino

Nenhum comentário:

Postar um comentário