Creme Inglês ou Créme Anglaise



Creme inglês (também conhecido como Crème Anglaise ou Custard em francês) é um creme feito com açúcar, gemas de ovos e leite quente, normalmente misturado com essência de baunilha.1
O creme é feito pela batida simultânea de gemas de ovos com açúcar até atingir um ponto esbranquiçado, quando leite quente é adicionado à mistura lentamente. Essência de baunilha pode ser adicionada para acrescentar sabor e melhorar a aparência do creme. O creme é cozido em fogo baixo até engrossar em temperatura, entre 70°C (156°F) e 85°C (185°F). Quando grosso, o creme é então removido do fogo. Creme inglês é tradicionalmente usado em bolos e frutas em culinárias inglesa e francesa.

Receita do Panelinha


Ingredientes
6 gemas de ovo 
2/3 de xícara (chá) de açúcar 
2 xícaras (chá) de leite 
1 colher (chá) de essência de baunilha 
Modo de Preparo
1. Na tigela pequena da batedeira, coloque a metade do açúcar e as gemas e bata até obter uma gemada fofa e esbranquiçada.
2. Numa panela, coloque o leite e a outra parte do açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e adicione a gemada aos poucos, misturando com uma colher.
3. Volte a panela ao fogo baixo e mexa bem, até que a espuma que se formou tenha desaparecido e o creme tenha engrossado um pouco (caso talhe, deixe esfriar e bata no liquidificador). Desligue o fogo, acrescente a baunilha e misture bem. Quando esfriar, leve à geladeira. Sirva gelado.

Receita do Olivier Anquier
Receita para 5 pessoas
Ingredientes:
• 125 g de açúcar
• 5 gemas
• 500 ml de leite
• 1 fava de baunilha
Prepare assim:

• Ferva o leite com a fava de baunilha cortada ao meio, no sentido longitudinal;
• À parte, misture as gemas com o açúcar;
• Acrescente o leite às gemas, aos poucos, e mexendo sempre;
• Leve ao fogo baixo, até engrossar ligeiramente.

Se não encontrar fava de baunilha, utilize 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Para fazer um creme de amêndoas, substitua a baunilha por 1 colher (chá) de essência de amêndoas.